sábado, 24 de março de 2012

Abraço de Pai - Walmir Alencar

 

Quanto eu esperei!
Ansioso queria te ver
E te falar o que há em mim
Já não podia me conter


Me decidi, Senhor
Hoje quero rasgar meu viver
E te mostrar meu coração
Tudo que tenho e sou


E por mais que me falem, não vou desistir!
Eu sei que nada sou, por isso estou aqui
Mas eu sei que o amor que o Senhor tem por mim
É muito mais que o meu, sou gota derramada no mar


Quanto tempo também o Senhor me esperou
Nas tardes encontrou saudade em meu lugar
Mas ao me ver na estrada ao longe voltar
Num salto se alegrou e foi correndo me encontrar

E não me perguntou nem por onde eu andei
Dos bens que eu gastei, mais nada me restou
Mas olhando em meus olhos somente me amou
E ao me beijar, me acolheu num abraço de pai


quarta-feira, 21 de março de 2012

Pai Nosso


Se em minha vida não tomo atitudes como filho de Deus, fechando meu coração ao amor. Será inútil dizer "Pai Nosso".
Se os meus valores são representados pelos bens da terra. Será inútil dizer "que estais nos céus".
Se penso apenas em ser cristão por medo, superstição e comodismo. Será inútil dizer "santificado seja o vosso nome".
Se acho tão sedutora a vida aqui, cheia de supérfluos e futilidades. Será inútil dizer "venha a nós o vosso reino".
Se no fundo desejo mesmo é que todos os meus desejos se realizem. Será inútil dizer "seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu".
Se prefiro acumular riquezas, desprezando meus irmãos que passam fome. Será inútil dizer "o pão nosso de cada dia nos dai hoje".
Se não me importo em ferir, injustiçar, oprimir e magoar aos que atravessam o meu caminho. Será inútil dizer "perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido".
Se escolho sempre o caminho mais fácil, que nem sempre é o caminho de Deus. Será inútil dizer "e não nos deixeis cair em tentação".
Se por minha própria vontade procuro os prazeres materiais, e se tudo o que é proibido me seduz. Será inútil dizer "livrai-nos do mal".
Se sabendo que sou assim, continuo me omitindo e nada faço para modificar. Será inútil dizer "Amém".

E você, tem feito o que reza? Como anda agindo? Acredite que você pode mudar com o auxílio de Deus.

Recarregue sua FÉ!


Carro sem bateria não funciona. Homem sem Fé não consegue dar passos para viver!
Fé é uma palavra simples e pequenininha capaz de comandar a nossa vida, sem ela comprometemos o nosso dia a dia. Ela dá forças ao ser humano! Em um carro só percebemos que a “bateria está fraca” quando, ao dar partida, ele não funciona. Muitos de nós já vivenciamos isso! Quando isso acontece sempre chamamos alguém para nos ajudar a empurrar fazendo "pegar no tranco", mesmo sabendo que a melhor solução é colocar bateria nova. Vivemos, muitas vezes, “empurrando-nos” , “aos trancos e barrancos”.
A bateria está no carro, mas não funciona porque acabou a carga. Da mesma forma, a fé está em nós, mas vários fatores contribuem para não acreditarmos nisso e, então, paramos também de “funcionar!”
Ligue-se frequentemente a Deus, falar com Ele é simples! Quando estamos precisando falar com alguém rapidamente acionamos o celular. Assim é com Deus, em qualquer lugar e seja o que for que você estiver vivendo Ele entra de cheio em ação para socorrê-lo. Carregue a sua fé em Jesus! A "bateria é recarregada", é alimentada na Bíblia, na Santa Missa e na Adoração Eucarística, só assim continuaremos prontos para caminhar em meio à escuridão, em meio aos sufocos, em meio às crises.
Que  a Eucaristia e a Palavra de Deus o fortaleçam e o encorajem para conduzir os seus passos por muitos e muitos quilômetros na Fé. Não se amedronte.
Sem Fé não conseguimos dar passos para viver!

terça-feira, 20 de março de 2012

Crescer para agradecer


Quando éramos pequenos e ganhávamos um presente, logo ficávamos animados e inquietos com toda a novidade. Assim, facilmente esquecíamos de lado a pessoa que nos havia presenteado e saíamos aproveitando todas as alegrias que aquele novo presente poderia oferecer.
Por graça de Deus e para “estragar o nosso barato”, tínhamos a mamãe que logo vinha interromper nossa farra e nos exortava: “Como é que a gente diz pro titio?”. Por força da obediência, para não dizer por pura força do castigo, tínhamos que responder prontamente: “Obrigado, tio!”. Nosso rosto e nossa expressão não escondiam a clara obrigação do gesto!
No entanto, crescemos. Hoje, já não mais precisamos da mamãe para nos lembrar a gratidão, nosso amadurecimento nos fez gratos. Para nós, é uma verdadeira alegria agradecer os presentes que recebemos de nossos irmãos. Procuramos sempre reconhecer seus esforços em vista de nossas vidas.
No intuito de cultivar e prolongar nossas amizades, nós “fazemos questão” de nos mostrarmos agradecidos e solícitos a eles. Temos grande alegria em partilhar nossas vidas e oferecer nossos dons aos nossos amigos. Que entusiasmo quando descobrimos seus gostos e predileções!
Porém, da mesma forma que acontecia com os “tios” da nossa infância, hoje fazemos com Deus. Ao recebermos inúmeros presentes de suas mãos, dizemos, por pura força da obrigação: “Obrigado, Jesus!”, sem, muitas vezes, colocarmos toda a sinceridade do nosso coração nesse gesto. Acabamos agradecendo Àquele que tanto nos dá de forma apática e mecânica.
Por que não cultivamos, da mesma forma que com nossos irmãos, nossa amizade com Deus? Por que tantas vezes saímos correndo com a “graça de Deus” sem mesmo olhar para Ele? Por que ainda justificamos a nossa ingratidão com as nossas ocupações e esquecimentos? Por que continuamos com os agradecimentos forçados e infantis diante dos presentes que d´Ele recebemos?
É hora de despertarmos para esta bela amizade com o nosso Amado. Nós crescemos, ganhamos maturidade humana e espiritual. E isto tem transbordado em nossas vidas e em nossos relacionamentos, através de gestos concretos.
Ao olharmos para trás, vemos que não foi fácil aprendermos a nos relacionar com as pessoas. Vivemos as decepções e os recomeços. Muitos de nós jovens trazemos até hoje as marcas desse aprendizado. No relacionamento com Jesus não é diferente!
É Deus quem se inclina a nós e aguarda ansiosamente o nosso olhar. A amizade com Ele vai exigir de nós empenho e amor, como já aprendemos e experimentamos. Ele não nos promete uma via fácil. O caminho para uma amizade sincera é de sacrifícios e de renúncias, mas nós já conhecemos as muitas flores que brotam à beira da estrada. Investir em uma união com Deus é apostar na certeza da felicidade.
Está em tempo de nos abrirmos a Cristo. A partir de uma experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz, cresceremos na intimidade com Deus. Mesmo que a nossa gratidão a Ele ainda seja mecânica, ou até mesmo forçada, podemos, sim, crescer nessa amizade começando pelo louvor sincero. 
Inicialmente veremos apenas uma pequena lista de presentes recebidos. Com o tempo e, através do louvor, essa pequenina lista se tornará um grande livro, que, aos poucos, contará a história das nossas vidas.
Investindo nessa amizade, em pouco tempo teremos verdadeira gratidão a Deus. E, com os corações inflamados dessa gratidão, poderemos, então, fazer a oferta generosa das nossas vidas e dos nossos dons ao nosso Amado.

Lorena Soares
Missionária da Com. Católica Shalom

segunda-feira, 19 de março de 2012

# Charges :D


Ser Jovem

O General Mac Arthur teve oportunidade de se pronunciar a respeito das fases da vida e o fez nos seguintes termos:
"A juventude não é um período da vida. Ela é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação. É uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao conforto. Não é por termos vivido um certo número de anos que envelhecemos. Envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal. Os anos enrugam o rosto. Renunciar ao ideal enruga a alma. As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte. Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, como a criança insaciável: E depois? É aquele que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida."
Considerando tudo isto, com certeza, é que Malba Tahan dizia que não importava se tem noventa, trinta ou dezessete anos.
Porque, afirmava, só o homem comum envelhece com o passar dos dias e dos anos.
O Espírito superior, porém, indiferente ao escoar do tempo, só envelhece com o aniquilamento das suas ilusões e com o abandono de seus sonhos.
A mocidade é medida pela confiança e pelo esplendor dos seus sonhos. Pode-se ser jovem com a própria fé, a coragem, que ultrapassa a timidez.
Pode-se ser velho com nosso próprio medo. A velhice se implanta quando a ânsia de aventura é vencida pelo desânimo e a pessoa somente deseja ficar repousando, viver tranqüila.
Assim, seremos jovens enquanto nos conservarmos receptivos às mensagens da natureza. Enquanto tivermos olhos de ver a diversidade infinita de cores da paisagem.
Enquanto tivermos ouvidos de ouvir a melodia do vento nos ramos do salgueiro e o tamborilar da chuva no telhado, escorrendo pela calha.
Seremos jovens enquanto nos deixarmos arrebatar por tudo que é belo, bom, grande.
Enquanto o verde da esperança predominar na policromia da nossa alma. Enquanto o desânimo não conseguir adentrar a porta do coração e a preguiça não dominar a mente.
Enquanto tivermos forças para tecer a colcha de retalhos da nossa vida com sentimentos positivos: um quadradinho azul de amor, um quadradinho rosa de perdão. Um retalhinho lilás de compreensão. Um arremate branco de amizade.
Se você tem um trabalho para cansar, uma tristeza para sentir, uma comida da qual reclamar, não se permita enrugar, envelhecendo.
Se o seu sonho foi desfeito, permita-se outros sonhos e siga em frente.
Lembre-se de agradecer a Deus, por tudo, pois existem muitos que dariam tudo para estar no seu lugar.

domingo, 18 de março de 2012

Cultive as boas amizades


Uma amizade só é verdadeira se baseada na fidelidade

Não preciso falar aqui da importância de cultivar as boas amizades para ser feliz. Milan Kundera diz que “toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos. Os amigos recentes custam a perceber essa aliança, não valorizam ainda o que está sendo contraído. São amizades não testadas pelo tempo, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestades ou se serão varridos numa chuva de verão.”
A verdadeira amizade nos socorre quando menos esperamos! Podemos esquecer aquele com quem rimos muito, mas nunca nos esqueceremos daqueles com quem choramos. Os corações que as tristezas unem permanecem unidos para sempre.
Na prosperidade, os verdadeiros amigos esperam ser chamados; na adversidade, apresentam-se espontaneamente. A fortuna faz amigos. A desgraça prova se eles existem de fato. É preciso saber fazer e cultivar amizades. Isso depende de cada um de nós; antes de tudo, do nosso desprendimento e fidelidade ao outro. Para conquistar um amigo é preciso criar um “deserto” dentro de si, aceitando que o outro venha ocupá-lo.
Acolher o amigo é, em primeiro lugar, ouvi-lo. Alguns morrem sem nunca ter encontrado alguém que lhes tenha prestado a homenagem de calar-se totalmente para ouvi-los. São poucos os que sabem ouvir, porque poucos estão vazios de si mesmos, e o seu "eu" faz muito barulho. Se você souber ouvir, muitos virão lhe fazer confidências.
Muitas pessoas se queixam da falta de amigos, mas poucos se preocupam em realizar em si as qualidades próprias para conquistar amizades e conservá-las.
Se você quiser ser agradável às pessoas, fale a elas daquilo que lhes interessa e não daquilo que interessa a você. A amizade é alimentada pelo diálogo; que é uma troca de ideias em busca da verdade; muito diferente da discussão, que é uma luta entre dois, na qual cada um defende a sua opinião.
A verdadeira amizade não pode ser alimentada pela discussão, somente pelo diálogo.
Em vez de demonstrar exaustivamente que o amigo está errado, ajude-o a descobrir a verdade por si mesmo; isso é muito mais nobre e pedagógico.
Se você quiser agir sobre seu amigo, de verdade, para que ele mude, comece por amá-lo sincera e desinteressadamente.
A amizade também exige que se corrija o amigo que erra; mas devemos censurar os amigos na intimidade; e elogiá-los em público. Nada é tão nocivo a uma amizade como a crítica ao amigo na frente de outras pessoas; isso humilha e destrói a confiança. Nunca desista de ajudar o amigo a vencer uma batalha; não há nem haverá alguém que tenha caído tão baixo que esteja fora do alcance do amor infinito de Deus e do nosso socorro.
Uma amizade só é verdadeira e duradoura se é baseada na fidelidade. Cuidado, pois para magoar alguém são necessários um inimigo e um amigo: o inimigo para caluniar e um “amigo” para transmitir a calúnia.
(Trecho extraído do livro “Para ser feliz”)

Prof. Felipe Aquino

sábado, 17 de março de 2012

# Charges :D


A vida não é uma balada!


    O direito de se divertir e encontrar os amigos para algumas horas de distração  juntos, nunca pode tirar, da consciência, o dever de cuidar-se e cuidar dos outros. Os encontros sempre foram uma oportunidade bonita de estreitar laços de amizade e construir relacionamentos verdadeiros. As baladas são uma oportunidade positiva, para quem tem a cabeça no lugar, assim outros ambientes sociais, e podem conduzir a uma verdadeira vivência dos valores da vida humana, como por exemplo a amizade, o respeito e a valorização do outro e da vida. Somos ou não somos corresponsáveis para criar um mundo melhor? Acreditamos ou não que a vida é presente de Deus e que deve ser preservada a todo custo?
    Diante de tantos fatos de jovens se matando no trânsito, excedendo em bebida alcoólica,  em drogas que afetam diretamente a consciência e o correto uso da razão; diante das reuniões exclusivas para determinados grupos sociais; diante da diversidade de opções que levam jovens ou adultos a viverem alienados em um mundo ilusório, acreditando serem felizes, pergunto: Quantas vidas foram e estão sendo ceifadas, a cada dia, por causa dos abusos e extravagâncias? Como convencer esta gente que pensa que a vida não vale nada? Como os pais podem ficar tranquilos em casa em um fim de semana, sem ver os filhos de volta? Quando e como voltam? Quantos não voltaram, senão em um carro funerário!
    Como parte deste mundo imundo, não podemos estar de braços cruzados. Muitas iniciativas foram tomadas e estão sendo levadas a bom termo. Atitudes de repressão, como também de educação e de prevenção, são realizadas em todos os ambientes, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida e favorecer a construção de uma sociedade cada vez mais solidária e segura.  Além de todo o trabalho feito, a prevenção e a verdadeira educação vêm da família, onde, desde pequenos, aprendem a viver os limites da vida, onde aprendem o quanto vale cada coisa que usam, sabem de onde veio e quanto suor custou. Ao mesmo tempo, aprendem, com os pais, o caminho da igreja, do amor e o temor de Deus. Desde o colo materno e paterno os pequenos aprendem que a vida vale mais, que acima de tudo temos um Deus que nos ama e nos quer ver felizes, aqui e na eternidade.
    Sem querer fazer dos filhos estátuas ou múmias sem sentimentos ou desejos, os pais devem, como missão, oferecer um caminho onde saibam valorizar o pouco, onde saibam viver na abundância e na carência, onde aprendam deste a tenra idade a orar e dobrar os joelhos, reconhecer que não estão sozinhos. Ninguém pode furtar-se a esse dever. É puro engano pensar: Vou deixar meus filhos crescerem e quando grande eles decidem o que querem seguir. A primeira escola, a primeira igreja, a primeira professora, o primeiro catequista é a sua casa, é o seu colo, é sua experiência de Deus. Quantos pais e mães, vazios de Deus, sem nenhuma experiência espiritual para apresentar aos filhos! Ninguém dá o que não tem.  Com certeza, muitos deram tudo, menos o essencial. Com certeza, muitos não tinham nada e deram o que tinham: o amor e o carinho de quem acredita que a vida é dom de  Deus Pai. Assim vamos contemplar um mundo, onde a morte não ocupa o primeiro lugar e nem nossas ruas ficarão manchadas de sangue de inocentes e de irresponsáveis que matam e morrem. A vida não é uma balada.
Dom Anuar Battisti

quinta-feira, 15 de março de 2012

6 Dicas de Ouro para as Mulheres

1. Vista-se de acordo com a sua dignidade como mulher e como ser humano. Não ande por aí passando a mensagem de que o seu corpo é sua melhor – ou a única – parte. Se o que chama atenção em você é o que salta do decote, suas pernas à mostra e os quadris em destaque, isso certamente ofusca sua inteligência, seu coração, sua alma. Para os homens, fica difícil não pensar em você como um mero objeto de prazer sexual.
2. Evite roupas que deixem os homens apreciarem partes do seu corpo que são muito especiais e não foram feitas para que o mundo inteiro visse. Lembre-se de que o pudor preserva a intimidade e o mistério. Ele é algo natural, que existe desde que somos ainda crianças e procuramos cobrir certas partes do corpo, não porque sejam más, mas porque, ao mostrá-las ou insinuá-las, elas podem ofuscar o bem maior da pessoa e acabar com o mistério. Vestir-se com modéstia, sem insinuações sexuais, e ter pudor nas conversas não é fugir do amor; ao contrário, é abrir-se para um amor verdadeiro. É permitir ser enxergada como uma pessoa completa, não apenas como um corpo.
3. Não se deixe enganar pela mídia, pelas vitrines e pelas revistas de moda. Elas estão relacionadas a interesses comerciais e não mandam no seu vestuário nem têm o direito de ditar padrões de beleza ou de propor a perfeição do corpo como algo desejável ou mesmo obrigatório.
4. Seja original. Você é única e especial. Aproveite esse enorme dom e busque o que há de genuíno e original em você. Qual a razão de querer tanto ter o corpo escultural da moça da novela, o andar da modelo famosa, as roupas escandalosas daquela cantora? A atitude de originalidade revela força e personalidade: e isso com certeza levará os outros a respeitarem você, ainda que alguns possam tratá-la com preconceito e inveja.
5. Deixe os homens serem cavalheiros. Quando um homem abre uma porta para você ou se oferece para carregar algo, ele não está dizendo que você é incapaz de fazê-lo. Está dizendo que quer honrar sua dignidade de mulher com um gesto simples e delicado.
6. Não se deixe rebaixar. A vontade de conseguir um bom namorado ou marido não pode fazer que você baixe seus padrões. Busque sempre um homem que saiba respeitar você. Ele existe! Mas se você se rebaixar e não souber se dar ao respeito, ele jamais se sentirá desafiado a ser um homem melhor e mais digno.


Fonte: Blog Humanizando o Sexo

quarta-feira, 14 de março de 2012

Beato João Paulo II


"A tentação hoje é reduzir o cristianismo a uma sabedoria meramente humana, como se fosse a ciência do bom viver. Num mundo fortemente secularizado, surgiu uma « gradual secularização da salvação », onde se procura lutar, sem dúvida, pelo homem, mas por um homem dividido a meio, reduzido unicamente à dimensão horizontal. Ora nós sabemos que Jesus veio trazer a salvação integral, que abrange o homem todo e todos os homens, abrindo-lhes os horizontes admiráveis da filiação divina."

A indecisão não é de Deus!

  
"Havia um grande muro separando dois grandes grupos. De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus. Do outro lado do muro estavam Satanás e seus demônios. E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo.
O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:
– Ei, desce do muro agora… Vem pra cá!
Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada. Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:
– O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês?
Grande foi à surpresa do jovem quando Satanás respondeu:
– É porque o muro é MEU!



________________________________________________________________________

Você não pode se afirmar católico se não crê no que a Igreja prega.  A Igreja não vai se moldar aos seus pensamentos apenas porque você não está satisfeito com os mandamentos do próprio Cristo. Para ser católico não basta apenas ser batizado e ir a missa aos domingos, para se afirmar católico, seja um católico que ama, crê, prega sua fé, sua Igreja! 
O dono do muro não é nem um pouco amigável, e lembre-se: os mornos Jesus vomita!

E então, de que lado você vai ficar ?!